Na manhã desta quarta, dia 10, foi concluída a negociação coletiva do trabalho do segmento varejista entre as direções do Sindilojas Missões e o Sindicato dos Comerciários, que representam o comércio varejista em 17 municípios da região, incluindo Giruá. O acordo é válido de fevereiro 2023 a 31 de janeiro de 2024.

Foram deferidas na convenção coletiva pautas aprovadas nas assembleias de cada sindicato. Participaram da reunião, o presidente do Sindilojas Missões, Gilberto Aiolfi, o presidente do Sindicato dos Comerciários, Cristian Fontella, acompanhado de Laerte Mendonça e do advogado Eduardo Bechorner.

Foi aprovado reajuste por meio do índice integral do INPC de fevereiro deste ano, que foi de 5,71%. Com isso, o salário base do varejo ficou em R$ 1.673,38, acima disso não tem limite, cada empresa paga pelo mérito de cada colaborador.

Também foi definida a inclusão de dois feriados para abrir o comércio, conforme solicitado pelos lojistas. Os domingos continuam como se fosse dia normal para o comércio varejista. Empresários que querem abrir podem trabalhar com colaboradores desde que respeitem com quem trabalha no domingo, as regras gerais da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).